CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DA ARTE


Leia, com atenção, o texto a seguir.

 

O Artigo 4º das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (DCNEI), define a criança como “sujeito histórico e de direitos, que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura” (BRASIL, 2009).

 

De acordo com Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil, na primeira etapa da Educação Básica, as práticas pedagógicas possuem como eixos estruturantes:


a linguagem e a matemática.


as brincadeiras e a educação.


as expressões e o cuidar.


as interações e a brincadeira.


a brincadeira e o cuidar.

O trabalho com a expressão Cênica na escola pode ser um grande aliado do professor na hora de planejar suas aulas, pois o uso de palcos, como ocorria nas apresentações “tradicionais”, não é mais necessário. As atividades podem ser desenvolvidas em sala de aula no dia a dia com as crianças. 

 

Sobre os cuidados do professor na hora de planejar as atividades mediante a expressão Cênica, avalie as afirmações a seguir.

I.  O comportamento criativo e estimulador do professor é fundamental para o desenvolvimento das atividades.

II. O professor deverá buscar soluções diferentes para cada situação, evitando padronização e comportamentos rígidos.

III. O professor deve usar a expressão cênica como meio de promoção social, favorecendo o desenvolvimento do aluno.

IV. O professor deve sempre colocar-se no lugar do aluno e testar a possibilidade de realização da tarefa que vai propor a turma.

 

É correto apenas o que se afirma em:


II e III.


II e IV.


I, II, III e IV.


I, II e IV.


I, III e IV.

“É importante que o professor esteja consciente do teatro como um elemento fundamental na aprendizagem e desenvolvimento da criança e não como transmissão de uma técnica.” (PCN-Artes, 1997, p.58). Desta forma, a avaliação é uma ação pedagógica importante - também - nas atividades de expressão cênica.

Considerando a citação acima apresentada, analise o seguinte enunciado.

 

Avaliar o desenvolvimento da criança numa atividade de dramatização formal não pode seguir uma escala de valores, ou seja, estipulando anteriormente o que é bom, o que é mau, o que é feio, o que é bonito.

 

PORQUE

 

O que se espera avaliar em dramatização formal é a construção das mudanças de comportamento da criança, seu crescimento integral ao longo do trabalho, levando em consideração o desempenho da criança durante o decorrer da atividade.

 

 

Fonte: LADEIRA, Idalina; CALDAS, Sarah. Fantoches & CIA.São Paulo: Scipione, 1989.

 

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.


As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.


A primeira e a segunda asserções são proposições falsas.


As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.


A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.


A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.

Segundo a Base Nacional Comum Curricular - BNCC - é proposto para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, antes de mais nada, a construção do sujeito. O processo tem início quando a criança toma consciência da existência de um “Eu” e de um “Outro”. O exercício de separação dos sujeitos é um método de conhecimento, uma maneira pela qual o indivíduo toma consciência de si, desenvolvendo a capacidade de administrar a sua vontade de maneira autônoma, como parte de uma família, uma comunidade e um corpo social (BNCC, 2018, p. 403).

Considerando a citação acima apresentada, analise o seguinte enunciado.

 

I- As diferentes experiências com a arte - nas Artes visuais, na Dança, na Música e no Teatro - contribuem para a construção do homem, possibilitando-o compreender as relações entre tempos e contextos sociais dos sujeitos.

 

PORQUE

 

II- O componente curricular Arte centrado nas Artes visuais, na Dança, na Música e no Teatro, linguagens essas que articulam diferentes saberes, contribui para uma percepção e interação com o mundo de forma mais crítica.

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:


As asserções I e II são proposições falsas.


A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.


As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.


As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.


A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.

Consoante o que referencia Freire, “Ensinar significa acompanhar e instrumentalizar com intervenções, devoluções e encaminhamentos esse processo de mudança de apropriação do pensamento, dos desejos e sonhos de vida. Educador ensina, enquanto ensina aprende a pensar (melhor) e a construir seus sonhos de vida”. (1996, p.17), bem como os estudos sobre o significado da arte na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, avalie as afirmações que se seguem:

I - Para propor mudanças o educador precisa acreditar que há esperança, precisa viver os sonhos de um futuro melhor junto com seus alunos.

II -  O Professor precisa ser realista, entender que cultivar o belo, contemplar a natureza é algo que não cabe nesse mundo contemporâneo e tecnológico.

III -  Ao propor o trabalho com artes na escola, precisamos compreendê-la como um convite à aventura, à descoberta do inesperado.

 

A respeito das afirmações constantes dos itens I a III, marque a alternativa correta.


Apenas a afirmação constante do item I está correta.


Apenas a afirmação constante do item II está correta.


As afirmações constantes dos itens I, II e III estão corretas.


As afirmações constantes dos itens I e III estão corretas.


Apenas as afirmações constantes dos itens II e III estão corretas.

Páginas: 123456